Acredite, a internet usada excessivamente e sem limites, pode estar prejudicando sua família e o crescimento saudável de seus filhos!
A criança para crescer de forma saudável física e psicologicamente, deve estudar e ler bastante, fazer exercícios regulares. Não obstante, também, precisa brincar muito com amigos e os pais principalmente.
Além disso, ela precisa viver socialmente e de forma intensiva, afinal de contas as crianças têm muita energia para gastar.
Celular na mão pode ser sinônimo de futuro problemático para as crianças
Hoje em dia, com a tecnologia acessível para todos, inclusive para algumas crianças, é bem mais difícil cumprir essas regrinhas de crescimento saudável dos pequeninos.
A chegada do vírus que parou o mundo e trancou as pessoas em casa
No ano de 2020, um vírus terrível acometeu o mundo de uma onda de pavor, que até então ninguém conhecia e muito menos sabia como proceder. Além do que, diante do COVID-19, parou quase tudo.
Esse vírus atacou principalmente o pulmão das pessoas, órgão responsável pela respiração, deixando os infectados com falta de ar e perda do paladar.
A transmissão desse vírus se deu pelo ar e sua disseminação foi aumentando muito a cada dia. Por falta de provas científicas quanto a forma de medicar os doentes, muitos vieram a piorar seus quadros clínicos e, infelizmente, alguns “descansaram”.
Consequências da pandemia pelo mundo
Com a pandemia anunciada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o mundo ficou em isolamento e quarentena, esperando que tudo melhorasse em 2 ou 3 meses.
É certo afirmar que as escolas, academias, restaurantes e parques foram fechados. Os eventos públicos cancelados.
Enfim, tudo que promovesse aglomeração e considerado desnecessário para o cotidiano à época foi fechado. Sendo assim, a quarentena no Brasil acabou se estendendo por muitos meses para alguns.
As crianças se comportaram de forma totalmente diferente
Para as crianças então, foi muito pior porque ficaram trancadas em casa e só voltaram às atividades em meados de 2022, depois que a vacina foi anunciada.
Com todo esse turbilhão de acontecimentos no mundo, o que já era difícil ficou pior, manter uma rotina saudável para o corpo e a mente. Exercícios só podiam ser feitos em casa; para quem gosta de ir ao parque e na praça ler, não podia mais.
Reunir amigos e familiares só por via da internet
O jeito, então, foi juntar com amigos somente para bate papo. Porém, as crianças não podiam se juntar para brincar. Nem todo mundo conseguiu ser produtivo e montar uma rotina saudável para si e para os familiares, com isso, sobrou o que estava mais perto, mais acessível e não exigia tanto esforço, a internet.
A internet ganhou espaço durante o período de pandemia
Com a carona garantida, hoje em dia a internet, que já estava consolidada ganhou mais força e é acessada de qualquer dispositivo, seja telefone móvel, tablet, computador e até aparelhos próprios para jogos como é o caso do vídeo game.
Sabemos, também, que além da função de ligar e receber ligações pelo telefone móvel, hoje esse dispositivo é quase um mine computador, e possibilita ao usuário a acessar e-mails, bancos, redes sociais e baixar aplicativos de entretenimento, como jogos por exemplo.
Com o isolamento social, o uso desses aparelhos aumentou drasticamente, alguns para benefícios próprios como exercícios e aulas online, cursos e até reuniões por vídeo. Enfim, produzindo algo, muitos também usaram as máquinas simplesmente para passar o tempo, sem planos ou propósitos de uso, assim mudando sua rotina, fazendo com que seu dia a dia fosse de hábitos nada saudáveis.
Crianças trocaram brinquedos reais por passatempos virtuais
Os pais passaram a trabalhar em casa, no sistema home office, e as crianças ficaram em casa também. Afinal muitas babás não puderam ir trabalhar, porque havia ficado muito difícil conciliar trabalho e filhos, então muitos pais acabaram disponibilizando mais tempo de internet para distração dos filhos, seja para jogos, vídeos ou redes sociais. Com isso, a rotina de algumas crianças mudou para pior, já que tudo era feito pela internet, escola, jogos, conversar com amigos, enfim, tudo.
Pensando em criar hábitos mais saudáveis para pessoas que usam excessivamente o aparelho, seja crianças, adolescentes ou adultos, que ficam por horas na internet pelo dispositivo móvel, a Google criou um aplicativo chamado Family Link.
Aplicativos de celular surgiram para manter a calma dentro de casa
A ideia do Google com esse app, foi de estabelecer limites de uso do dispositivo móvel. Além de criar uma rotina com hábitos saudáveis para a família inteira, o Family Link visa a segurança da criança como foco principal, facilitando então a supervisão dos pais, saber o que os filhos estão acessando e com quem estão conversando.
Talvez você pense que é um aplicativo para os pais controlarem os filhos e que vai tirar a privacidade das crianças. Pode ser, mas olhando pelo ponto de vista de que muitas crianças. Também por conta da sua inocência e imaturidade, estão caindo em golpes pela internet.
Os pequenos não reconhecem os perigos das brincadeiras de desafios que levam a cometerem loucuras com a própria vida. Assim, são enganadas por pessoas que passam identidades falsas para conseguir algo, enfim, existe muita sujeira no meio digital.
Se você não educar seus filhos da forma que você acha certo, com certeza as pessoas com quem seus filhos tiverem mais contato, irão fazer esse papel. Então é melhor que seja você o responsável por controlar seu filho do que outras pessoas, muitas vezes ruins.
O app do Google Family Link pode ser instalado em qualquer aparelho com sistema Apple ou Android. Depois de instalado, é só cadastrar ou criar uma conta google para seu filho, a partir de então você consegue supervisionar todo o conteúdo que entra para o dispositivo dele(a). Você também consegue acompanhar o tempo de uso de cada aplicativo e negar que seja baixado algum app, caso você não goste.
Você também pode estabelecer para seus filhos, um tempo limite de uso do celular e caso queira bloquear por um tempo determinado. Essas facilidades ganharam destaque em meio à pandemia.
Além de todas as funcionalidades do Family Link citadas acima, também consegue rastrear e ver a localização do seu filho em tempo real, através do GPS que tem no app. Assim, sabendo onde seus filhos estão, com certeza os pais passaram a ficar bem mais relaxados e seguros.
A saúde mental pode ficar muito prejudicada, portanto, cuidado
Agora, se seu filho está na adolescência, com 14 anos de idade, e quer gerenciar a própria conta, sim ele pode se desvincular, mas é necessário que o pai ou a mãe autorize.
Então, a nossa dica é: supervisionem seus filhos, a saúde das crianças é muito importante para o futuro do mundo inteiro!