Em 2024, o governo avalia o retorno do horário de verão para economizar energia e enfrentar crises energéticas
O governo federal está avaliando a possibilidade de retomar o horário de verão em 2024, uma medida que foi adotada no Brasil por muitos anos e que visa reduzir o consumo de energia durante os meses de verão.
A decisão final sobre a implementação do horário de verão será tomada ainda este ano, após uma reunião técnica do Ministério de Minas e Energia (MME) e a análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Percentuais de economia de energia e motivos
Segundo o ONS, a volta do horário de verão pode resultar em uma economia de energia significativa, estimada em cerca de 1% do consumo total durante os meses de verão.
O principal motivo para essa medida é deslocar o pico de consumo para um horário com mais geração solar, reduzindo a necessidade de acionar usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes.
Duração do Horário de Verão
Se aprovado, o horário de verão poderá começar em 3 de novembro de 2024 e se estender até 16 de fevereiro de 2025, conforme as normas anteriores.
Essa prática tradicionalmente era implementada a partir de outubro e se estendia até fevereiro do ano seguinte.
Provisão de início em 2024
A decisão sobre a volta do horário de verão será tomada após uma reunião técnica programada para 15 de outubro de 2024.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a medida será adotada apenas se for estritamente necessária, considerando a grave seca que afeta o país e o risco energético.